,

14 tradições bizarras de Réveillon pelo mundo

vtr_reveillon_2014

reveillonBUuUuME finalmente o ano de 2013 chegou ao fim! Agora é aquela hora de estourar uma cidra, soltar uns foguetes, vestir sua roupa encardida branca e comemorar a passagem de ano.

Quem diria, hein? 2014! O ano da Copa no Brasil!! O futuuurooo jáaaa comeeeçoouu (quero só ver se começou mesmo).

Aqui no Brasil o Réveillon é tipo um “aquecimento” pro carnaval. Muita bebedeira, sambão, pagodão, pessoas enchendo a cara e muuuuita música ruim naquele maledeto Show da Virada da Rede Globo.

Mas as comemorações de ano novo acontecem no mundo todo, cada país tem a sua tradição e seus costumes, uns bem normais e outros BEM BIZARROS E ESQUISITOS! Se você já achava besta esse negócio de ficar pulando ondinha, vestir cueca/calcinha nova ou guardar sementinha de romã na carteira… você ainda não viu nada!

Veja todas as tradições bizarras acessando o post completo.

Brasil

revs01

Vamos começar pelas nossas bobeiras de ano novo. Aqui no Brasil a maior tradição é aquela de vestir branco pra “espantar os maus espíritos”. Tem também gente que costuma jogar flores ao mar como oferenda pra Iemanjá. Mas a tradição mais boba com certeza é aquela de pular sete ondas no mar (uma pra cada dia da semana) e fazer um pedido pra cada onda (que???).

Escócia

revs02

Na terra do Whisky o costume vai mais pro lado da amizade. Logo após a virada, é tradição você visitar um amigo levando presentes (comida, enfeites, um whiskão, quem sabe?) e cruzar a porta da casa com o pé direito. Esse costume é conhecido como “a primeira passada” e os presentes representam o desejo de prosperidade pro ano que se inicia. Bonitinho.

Colômbia

revs03

Ali na Colômbia a tradição é quase que uma coisa ~lúdica~ na virada. O costume é pegar uma mala vazia e dar uma volta no seu quarteirão bem no momento da virada. Parece bobeira (eu diria que É BOBEIRA) mas o significado é atrair viagens no ano que se inicia. Pelo visto na Colômbia ninguém precisa de saúde, dinheiro ou felicidade… mó viagem…

Estados Unidos

revs04

Com certeza uma das coisas mais conhecidas das festas de Réveillon, a bola da Times Square, em Nova York, é a que mais atrai turistas no fim de ano. Aí você me pergunta “uéeee… mas isso é bizarro??” eu digo que: SIM! Qual a diferença entre pular sete ondas no mar e ver uma bolota gigante subindo numa contagem regressiva? Nenhuma! É bobo, mas é bonito.

Alemanha

revs05

Na Alemanha a tradição é o porco. Sim!! Um belo porquito! Os povos germânicos acreditavam que o porco era símbolo de fartura e sorte (menos para o porco) e por isso virou tradição fazer um banquete com leitão no dia da passagem de ano. Além de comer o coitado do suíno, os alemães ainda costumam enfeitar as mesas com porquinhos feitos de massa doce comestível.

Holanda

revss06

Lá na Holanda o Réveillon pega fogo (literalmente). O maior costume dos holandeses é pegar as árvores de natal e simplesmente TACAR FOGO nelas! Eles fazem fogueiras em praça pública e queimam as árvores pra representar o fim do ano que passou. Além de queimar os restos do natal, os holandeses malucos costumam dar um mergulho nas águas geladas do mar. Tem que ser bem maluco mesmo, bem holandês.

Equador

revs07

No Equador o costume de ano novo é beeeeem mais humildão e simplório: eles simplesmente queimam fotos e objetos que lembrem coisas ruins do ano que passou. O significado é “dar um fim” definitivo naquilo que você não quer que se repita no ano que tá chegando.

Espanha

revs08

Os espanhóis não tem lá um costume assim tãaaaaaao bizarro. Na passagem de ano eles tem como tradição comer uvas bem no momento da virada. Qual o motivo disso? Vai saber, né?  Se desse resultado mesmo, a galera que enche a cara de vinho no Réveillon seria feliz o ano todo…

Inglaterra

revs09

Na Terra da Rainha™ a coisa é bem mais chique e a festa é bem maior. Nada de pular ondinha ou engasgar com caroço de uva. Lá o maior costume é a “London’s New Year Parade”, com o desfile de vários artistas, de vários países, pra comemorar o ano que tá chegando. É tão normal e civilizado que chega a nos parecer estranho.

Dinamarca

revs10

A galera nórdica tem com absoluta certeza o costume mais bizarro e legal de todos: na hora que deu meia-noite, os dinamarqueses costumam subir e pular nas cadeiras pra espantar todos os maus espíritos!! Hahahaha imagina aquela sua tia gorda pulando na cadeira com um pedaço de pernil na mão?? Além disso, eles também costumam quebrar pratos na porta das casas dos amigos, demonstrando amizade e lealdade. Quanto mais cacos em frente à casa, mais amigos a pessoa tem.

Áustria

revs11

Na Áustria o costume de ano novo é levar chumbo!!! Mas calma! Nada de violência! Quando chega a meia-noite, eles derramam chumbo derretido numa tigela com água e ficam observando as figuras que se formam. Se aparecer uma bola, significa boa sorte, se aparecer uma âncora significa que a pessoa vai precisar de ajuda no próximo ano, e se aparecer uma cruz… já era… a pessoa vai morrer nesse ano que começa! (haja droga heim amigos???)

Itália

revs12

Na Itália a galera se arrisca e pula da ponte, em pleno Rio Tibre! Isso acontece no dia 1º de janeiro, em Roma. O salto é bem arriscado, já que o rio é raso pra esse tipo de mergulho. A tradição começou em 1946 e até hoje milhares de pessoas vão até a Ponte de Santo Ângelo ver os malucos se jogarem no rio. Quem pula diz que o mergulho realmente traz boa sorte pro ano que começa (principalmente se você não morrer durante o mergulho).

Panamá

revs13

No Panamá o ano novo tem uma coisa bem estranha. Lá é tradição queimar os tais “muñecos”. É uma espécie de “queima do Judas” que a gente tem aqui no Brasil. Normalmente eles fazem os bonecos de personalidades nacionais e internacionais. A queima significa apagar de vez as coisas que aconteceram de ruim no ano que se encerra. Tudo de uma jeito bem-humorado e palhaçento.

Argentina

revs14

Nossos ~hermanos~ não tem uma tradição tão esquisita como em outros países não. Lá o costume é fazer uma festa “daquelas” na virada do ano. Eles acreditam que o ano que tá começando será igual à noite do Réveillon, por isso eles fazem aquela festança. Outra tradição comum, é dar de presente pras mulheres, na noite do dia 24, lingerie rosa. No dia 31 elas “estreiam” a lingerie pra que o próximo ano seja cheio de amor. É… me parece bem provável que isso aconteça, principalmente se ela aparecer só  lingerie na festa.

–//–

E você? Qual sua mania de Ano novo?? É bizarra ou é normal? Deixe aí nos comentários e divida sua maluquice com o mundo!! E que 2014 chegue com tudo, arrebentando (no bom sentido) e superando todas as expectativas!

pop

Confessionário


Links abençoados pra fechar o ano com chave de ouro

Comentarista dorme em programa ao vivo e precisa ser acordado pelo colega