,

Cidade do Interior do Piauí promove o primeiro Carnaval Espírita do Brasil

polemicristo

Aconteceu na cidade de Barro Duro no Estado do Piauí.

Após perder seu movimento de carnaval para a vizinha Agricolândia, que fez o terceiro maior pátio de dança a céu aberto da América Latina, a Prefeitura de Barro Duro decidiu investir em algum evento que colocasse denovo a cidade no mapa do carnaval do interior do Piauí. Foi então que entrou em cena a figura do místico Deusdete de Jesus.

Captura de Tela 2015-02-18 às 23.11.34

Carnavódromo de Agricolândia – Piauí

Deusdete, natural de Codó no Maranhão, sempre dividiu sua vida entre seus dois grandes talentos: o espiritismo mediúnico e a canção. Após tentar em vão a carreira como cantor de vaquejadas ele decidiu se dedicar à sua mediunidade e virou uma espécie de médium itinerante indo de comunidade em comunidade levando notícias do além a troco de descanso e refeições.

Mas foi em Barro Duro que Deusdete conheceria a fama. Ao saber da situação de penúria da cidade após perder seu posto de jóia do carnaval interiorano piauiense para Agricolândia, Deusdete teve uma idéia que mudaria para sempre a sua vida e colocaria Barro Duro no mapa do carnaval brasileiro. É ele mesmo que nos conta:

O místico Deusdete de Jesus

Eu sempre tive esse dom de falar com os mortos, mas no meu coração, o que eu queria era cantar. Pensei então, e se eu cantasse os cantor morto? Ia ser bom pra mim e ia ser melhor pra cidade.”

Com uma idéia na cabeça Deusdete procurou a prefeitura e ofereceu organizar o primeiro CarnaMédium. A situação da cidade era tão desesperadora que uma idéia a princípio tão louca poderia mesmo dar certo. Sem ter mais o que perder o então prefeito Chico Pereira deu a Deusdete uma mesa branca para receber espíritos, um sistema de som e a permissão de trabalhar no coreto da cidade. O que aconteceu depois é o material de que são feitos os sonhos.

Deusdete foi para o centro da cidade e começou a receber os espíritos. O primeiro a chegar foi o de Whitney Houston. Aqueles que estavam presentes chegavam a chorar de emoção. A voz de Deusdete, bruta, rústica e sistemática, era substituída pela angelical voz da atriz de O Guarda Costas.

Rapidamente a performance se espalhou pelas redes sociais e no segundo dia quase 3 mil pessoas já se reuniram na praça, dessa vez para serem gracejados pelos solos da louca guitarra de rock de ninguém menos que Jimi Hendrix.  O carnaval de Barro Duro estava salvo e Deusdete e a pequena cidade do Piauí jamais seriam os mesmos.

Nesse ano de 2015 o Carnamedium contou com mais de 40 mil foliões de países como Argentina e Austrália. Nos cinco dias de evento Deusdete recebeu artistas como Cássia Eller, The Beatles, Mc Daleste, Montserrat Caballet, Luciano Pavaroti e Nelson Ned. Veja no link o impressionante vídeo da performance de Deusdete ao receber o espírito de Michael Jackson.

Confessionário


Possuída pelo Velho Barreiro

15 imagens que resumem o Carnaval 2015