FIES Aditamento: Como fazer? Documentos e Regras

Quem já faz parte do programa sabe que sempre tem que prestar contas com o seu FIES 2023 aditamento. Sabemos que desde a contratação do financiamento, regras devem ser seguidas. E para que você consiga se manter com sua bolsa sem nenhum problemas, é preciso está de olhos bem aberto para o FIES 2023 aditamento. Pois ele será a sua principal garantia de participação!

Reconhecendo que ainda existem muitos candidatos que não sabem como proceder com seu FIES 2023 aditamento, decidimos ajudar.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos programas mais conhecidos entre os universitários brasileiros. Isso porque ele é responsável por financiar graduações de milhares de alunos inscritos no programa.

Os candidatos que participam do programa recebem bolsas de financiamento de acordo com sua necessidade. E não só é possível solicitá-lo no começo do seu curso. caso precise de financiamento durante o decorrer dos estudos, essa opção também vale para você.

FIES aditamento

Depois que os jovens são matriculados em seus cursos através do financiamento, é preciso se atentar para o FIES 2023 aditamento. Esse passo é muito importante, pois é com ele que você terá a garantia de participação no programa.

Em um termo mais fácil, ele é a renovação de sua participação dentro do financiamento. E para que você não esqueça de quando precisa fazer o aditamento FIES 2023, ele sempre ocorre próximo ao período de renovação de sua faculdade.

É muito importante que você não esqueça de está realizando esses passos. Pois com ele que o financiamento terá a garantia de que você deseja continuar participando. Caso o aditamento não seja feito, você pode perder seu financiamento.

FIES aditamento simplificado

Você sempre terá duas opções para está realizando essa renovação. Com o FIES 2023 aditamento simplificado, podemos dizer que esse procedimento é o mais padrão entre os participantes. Isso porque ele é feito de forma mais rápida, sem precisar de modificações.

Você terá que está se dirigindo ao CPSA dentro do prazo para aditamento. Lá você estará fazendo o pedido de sua renovação e terá que esperar a confirmação por e-mail. Recebendo, você que fazer os seguintes passos:

  • Acesse o site do SisFIES, clicando aqui;
  • Faça login com seu e-mail e senha;
  • Selecione a opção de segurança e prossiga;
  • Após ser redirecionado, confira o seu aditamento e cheque suas informações;
  • Estando todas corretas, confirme sua renovação.

Para finalizar, só terá que imprimir o documento atualizado e levá-lo novamente ao CPSA de sua faculdade.

FIES aditamento não simplificado

Já para o procedimento não simplificado, o procedimento sofre suas mudanças. Isso porque é através dele que você pode realizar alterações em seu cadastro.

Então, você terá que se fazer presente a CPSA de sua faculdade, para a apresentação dessas mudanças. Com os documentos necessários para cada comprovação necessários, você poderá prosseguir com seu aditamento da mesma maneira.

Você receberá novas vias de seu contrato para está apresentando ao seu agente financeiro, caso precise, com o seu fiador junto. Depois terá que tornar ao CPSA para trazer essas novas vias.

Documentos para o aditamento

Os documentos necessários para o seu aditamento, são:

  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência atual;
  • Certidão de casamento, documento de identificação do cônjuge, para os casos de alteração do seu estado civil durante;
  • Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni, em caso de adesão do benefício após a contratação do financiamento.

Prazo do aditamento

Sempre é definida algumas datas para o prazo do aditamento. É sempre bom que você comece nos primeiros dias, pois as datas variam entre cada procedimento.

Para aditamento simples, é definido 20 após a solicitação realizada pelo aluno. E no não simplificado, os prazos são de 10 dias contados após a data de sua solicitação. Então, quanto antes você começar, mais tempo você terá caso alguma informação esteja incorreta.

Matrículas de cursos de idiomas estão abertas para alunos da rede

PRONATEC Senac PR oferece diversos cursos profissionalizantes gratuitos por meio do programa do governo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Apucarana e muitas outras unidades Senai no Paraná.

Estão sendo oferecidos o total de 66 cursos para formação em diversas áreas como curso de informática, panificação, fabricação de móveis, cursos na área de mecânica e muito mais, são todos voltados para a formação profissional de trabalhadores para atuar no setor industrial do Paraná.

Os cursos oferecidos no Pronatec 2023 se destinarão à formação de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, trabalhadores que recebem seguro-desemprego e ainda estudantes que estão regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio, desde que estejam matriculados no ensino médio de escolas públicas ou alunos que estejam matriculados no EJA- Educação de Jovens e Adultos.

Os alunos selecionados para realizar os cursos de Pronatec receberão lanche, transporte e material didático gratuito. Os cursos do Pronatec terão carga horária de 160 horas, o mínimo de horas de participação nas aulas proporciona que em pouquíssimo tempo, o aluno consiga habilitação profissional e preparação para atuar no mercado de trabalho.

Ao todo são 20.000 vagas, as vagas estão distribuídas nas cidades de Paraná Os cursos oferecidos são para formação de industrial de mecânica, panificação, informática, construção civil, vestuário, gráfica, elétrica, administrativa, madeira e mobiliário. Para se inscrever os interessados podem procurar a unidade do Senai -PR mais próxima, ser trabalhador, estudantes do ensino médio ter no mínimo 16 anos de idade.

Importância dos serviços do Detran para o estado

O DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito é um órgão responsável principalmente pela fiscalização, regulamentação e normalização do trânsito dentro de sua respectiva jurisdição, neste caso, as jurisdições são os estados brasileiros. É um órgão que faz parte do Poder Executivo da lei, ou seja, é regulado pela constituição federal e executado em todo o território nacional, em um regime de Autarquia, ou seja, cada jurisdição exige poder sobre ela mesma. O DETRAN em cada estado possui suas próprias leis e formas de execução, estando sobre sua autoridade a criação e modificação de tais.

O trânsito do estado de São Paulo teve sua origem ligada a Inspetoria Geral da Guarda Civil e de Veículos, transformando-se em Departamento em 1969, sendo reestruturado para melhor atender a população. O principal objetivo do departamento é gerar um trânsito seguro e cômodo para todos os seus constituintes, assim como o Seguro DPVAT 2023 SP fazendo como via, cuidar de todos os exames de concessão da Carteira Nacional de Habilitação, fiscalizar e normalizar os documentos dos veículos emplacados no estado e sinalizar ruas e estradas situadas dentro de sua jurisdição.

Em sua estrutura, o DETRAN pensa no atendimento rápido e fácil para a população, e por isso possui além de diversos postos de atendimento em todo o território de Rio Grande do Sul, postos credenciados ao departamento e Circunscrições Regionais de Trânsito, a fim de conseguir atender com facilidade e comodidade toda a população do estado.

FONTE: dpvat2023.net.br

Como pagar INSS como autônomo?

Muitos brasileiros preferem trabalhar por conta própria, mas você sabia que pode pagar o INSS como Autônomo? É isso mesmo! Existem leis importantíssimas que amparam e protegem esses trabalhadores. Contribuir para a Previdência Social é muito importante. Fique conosco e saiba tudo sobre como pagar o INSS como Autônomo.

O trabalhador autônomo é todo cidadão que exerce uma atividade remunerada por conta própria, sem depender de uma instituição que pague o seu salário. Nesse grupo de trabalhadores, não existe vínculo empregatício com absolutamente nenhuma empresa pública ou privada.

Se você é um trabalhador que exerce atividade por conta própria, precisa ficar atento e regularizar a sua contribuição junto à Previdência Social. Ao tornar-se contribuinte da Previdência Social, você ganha diversos benefícios e direitos.

INSS como Autônomo: Tipos de Contribuição ao INSS

Os tipos de contribuições do INSS ainda geram muitas dúvidas nos brasileiros. Abaixo vamos te explicar todas as contribuições existentes. Dessa forma, você se mantém informado e dá entrada o quanto antes na sua contribuição ao INSS como Autônomo se essa for a sua vontade.

A contribuição ao INSS como Autônomo é apenas uma das formas de contribuição existentes.

Acompanhe:

  • Empregado: É todo funcionário registrado por uma empresa que obedeça às regras da CLT.
  • Empregado Doméstico: São os colaboradores que exercem atividades remuneradas em casas de família.
  • Contribuinte Avulso: Esses trabalhadores geralmente são todos aqueles que foram contratados por sindicatos e alguns órgãos gestores de mão de obra.
  • Segurado Especial: Essa categoria geralmente engloba todos os trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar.
  • Segurado Facultativo: São pessoas que não exercem nenhuma atividade remunerada, mas que querem por vontade própria contribuir para o INSS.
  • Contribuinte Individual: Antigamente, essa categoria era chamada de “trabalhador autônomo”. São pessoas que exercem atividade remunerada por conta própria, sem possuir nenhuma espécie de vínculo empregatício, ou seja, o grupo que estamos falando no post de hoje.

Uma dica muito importante para você que quer começar a contribuir para o INSS é que você avalie muito bem em qual categoria você se encaixa.

INSS como Autônomo: Como Pagar a Contribuição?

Depois que você decidiu fazer o Pagamento INSS como Autônomo, é importante saber como proceder. Montamos um passo a passo para você conhecer. Veja:

1º Passo

Esse primeiro passo é muito importante. Caso você não possua o número do PIS, é hora de providenciá-lo. Se você já trabalhou registrado, basta consulta-lo na Carteira de Trabalho. Caso não possua, basta ligar no telefone 135 ou comparecer em uma das agências conveniadas da Previdência Social e solicitar.

2º Passo

Nesta etapa, você deverá escolher o tipo de contribuição que deseja fazer. Nos casos dos autônomos, todos são chamados de Contribuintes Individuais, a única coisa que diferencia um do outro é o número do código e como será sua aposentadoria no final.

3º Passo

Preencha corretamente a GPS (Guia da Previdência Social). Esse carnê pode ser adquirido em qualquer papelaria e pode ser preenchido pela internet ou manualmente.

4º Passo

Pague a GPS nos bancos autorizados ou em Casas Lotéricas.

Dica Extra: Para você descobrir qual o tempo necessário de contribuição, basta comparecer a uma das agências da Previdência Social.

INSS como Autônomo: Dúvidas?

Se você tiver alguma dúvida, acesse o site da Previdência Social clicando aqui.

Educa Mais Brasil Graduação: Entenda como funciona

Muitos brasileiros ainda não conhecem diversos programas do governo. O Educa Mais Brasil Graduação é um deles. Com a missão de promover o acesso ao Ensino Superior, este programa já beneficiou milhares de pessoas com bolsas de estudos. Hoje falaremos aqui neste post um pouco mais a respeito do programa Educa Mais Brasil Graduação. Continue conosco para saber de tudo!

Pertencente ao governo federal, o programa Educa Mais Brasil já existe há mais de 11 anos e é considerado o de maior sucesso. Atualmente, cerca de 300 mil estudantes foram beneficiados com bolsas de estudos que chegam a até 70%. Além da Graduação, o Educa Mais Brasil 2022 tem outros benefícios.

Contribuindo para tornar nosso país mais justo e desenvolvido, o Educa Mais Brasil forma profissionais competentes e responsáveis que farão toda a diferença no mercado de trabalho.

O Educa Mais Brasil Graduação é um projeto em parceria com o Instituto Educar, lançado em 2003, e oferta cerca de 150 mil bolsas anualmente.

A principal missão desses projetos é possibilitar que um número cada vez maior de pessoas cursem uma graduação. O diferencial desse programa está na concessão de créditos educacionais com isenção de juros. A transparência ética e a eficiência profissional são as marcas dessa parceria de sucesso.

Se você não quiser ficar de fora dessa, fique atento a todas as informações que vamos passar aqui. Lembre-se: são milhares de bolsas de estudo distribuídas em todo o território nacional e uma delas pode ser sua. Garantimos que você não se arrependerá!

Educa Mais Brasil Graduação: Informações

Qualquer pessoa que tiver interesse em continuar os seus estudos mas que não tiver condições de arcar com as despesas da mensalidade pode se inscrever no Educa Mais Brasil Graduação. Confira alguns requisitos exigidos pelo governo para a liberação do desconto:

  • Para se candidatar, deve haver existência de vagas para o curso que escolheu;
  • Para ser um concorrente a uma bolsa, o candidato não pode ter, sob hipótese nenhuma, condições de arcar com a mensalidade, seja ela integral ou parcial;
  • Não poderá ter nenhum vínculo com a instituição de ensino que deseja estudar, exceto nos casos de pós-graduação.

O Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo para todos os períodos de formação, do berçário até a pós-graduação, além de alguns cursos livres, de idiomas, cursos preparatórios para o vestibular e concursos públicos.

Os alunos que forem contemplados com uma bolsa de estudos do Educa Mais Brasil Graduação ficarão isentos de todas as despesas com mensalidade, porém, custos adicionais com matrículas, uniforme, inscrição, material escolar e taxas são de inteira responsabilidade do estudante.

Educa Mais Brasil Graduação: Inscrições

As inscrições para o programa Educa Mais Brasil Graduação ocorrem exclusivamente pela internet através do Site Educa Mais Brasil 2022.

As inscrições são gratuitas. Antes de preencher a inscrição, o aluno deverá escolher o curso e o período que deseja estudar. Caso a instituição possua vaga, a aprovação ocorre imediatamente.

Caso aconteça a reprovação, o aluno não deve desanimar, pois a inscrição pode ser feita o ano todo. Os dados cadastrais podem ser alterados a qualquer momento através do Portal do Aluno. O contato é feito pela Central de Atendimento Educa Mais Brasil.

Educa Mais Brasil Graduação: Conheça o Portal do Aluno

Para se comunicar, alterar algum dado cadastral ou outra informação, o aluno pode acessar uma área exclusiva chamada Portal do Aluno.

Neste portal, pode-se consultar situação financeira, andamento da inscrição e outras informações.

Entenda o resultado e a nota de corte do SISU

O período para o SISU 2022 tem inscrições disponíveis duas vezes ao ano. Durante esse tempo, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição. O SISU 2022 é feito exclusivamente via internet, em um portal dedicado ao programa. Entenda abaixo como funciona esse cadastro.

Entenda o SISU 2022

Criado pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que visa distribuir as vagas de universidades públicas para os jovens e adultos brasileiros.

Para participar é preciso ter pontuado mais do que zero na redação do ENEM 2022, prova realizada imediatamente no ano anterior ao de inscrição no sistema.

Conforme a disponibilidade de vagas, os candidatos são classificados usando suas pontuações no exame. Diante disso, o SISU 2022 utiliza do desempenho acadêmico do inscrito para conceder a vaga.

SISU 2022

Durante o período de inscrição, que acontece no início de janeiro e depois no início de junho, os interessados escolhem até duas opções de universidade, curso e instituição. E concorrem dentro dessas opções, aumentando suas chances.

Todo o processo é feito de forma online, desde a escolha do curso até a consulta pelo resultado. Apenas a matrícula é presencial, diretamente na universidade. Assim como a convocação dos inscritos na lista de espera, que acontece por meios dos canais da instituição.

Nota de corte do SISU 2022

Logo quando finaliza sua inscrição SISU 2022, o candidato consegue monitorar qual a nota de corte do SISU 2022 para a vaga que escolheu. O próprio sistema disponibiliza essa opção de acompanhar os índices de pontuações.

A nota de corte é muito temida pela maioria dos candidatos, isso porque representa um mínimo a ser conquistado no ENEM para estar entre os possíveis aprovados no SISU. Abaixo dessa pontuação os candidatos são eliminados.

Ainda assim, esses pontos devem ser considerados apenas como uma base porque seu valor real depende do número de interessados, e essa quantia pode variar a cada edição e conforme novas pessoas acessam o sistema.

Para definir a nota de corte é preciso considerar quantas vagas a universidade ofereceu para aquele curso e turno. Em seguida, computar quantos se inscreveram para aquelas oportunidades. Quanto mais inscritos, maior será a nota de desempate e mais chances dessa nota ser alta.

Com isso, um mesmo curso de uma mesma universidade pode ter nota de corte diferente dependendo do campus e do turno escolhido. Já que os interessados variam e a pontuação mínima também vai seguir essa variação.

A disputa acontece em ampla concorrência e adota a política de cotas. Por curso e turno, uma porcentagem é destinada aos candidatos de baixa renda, negros, pardos, índios e pessoas com deficiência.

Durante o período do SISU 2022, milhares de pessoas acessam o site para buscar sua oportunidade. A dica é sempre ficar atento ao calendário, pois o período para cadastro costuma durar em torno de 5 dias e poucas vezes é estendido.

Na ocasião, os interessados deverão acessar a página usando o login e senha que foi criado durante a inscrição no ENEM. Automaticamente o sistema informa a pontuação desse candidato para que ele possa disputar pela vaga.

As Inscrições SISU 2022 acontecem em janeiro e junho, sendo que na primeira edição o número de oportunidades é maior. Por outro lado, em junho o número de inscritos tende a ser menor. Por isso, a competição não se altera.

Veja abaixo como se inscrever no SISU 2022:

  • Acesse o site do SISU e clique em ‘Fazer inscrição’;
  • Informe o login e senha para acesso;
  • Preencha a ficha escolhendo as opções de curso que deseja disputar.

Resultado do SISU 2022 inscrições

Depois de realizar o seu cadastro, conforme indica o calendário, o portal vai indicar se o candidato foi selecionado para as opções escolhidas. Nesse momento é preciso fazer a consulta do resultado do SISU 2022 inscrições.

Caso não tenha sido selecionado, existe a opção de se inscrever para a lista de espera SISU 2022. Essa é uma alternativa para aqueles que desejam se candidatar a uma vaga remanescente, se for classificado a própria universidade realiza a convocação.

Aprenda como consultar o resultado:

  • Acesse o site do SISU e clique em ‘Ver meu boletim’;
  • Preencha os campos de login e senha, e selecione ‘Entrar no SISU’;
  • O sistema vai indicar se conseguiu a oportunidade que deseja.

Quando não é selecionado em nenhuma das opções, a mensagem fica como na imagem abaixo. E o candidato se inscreve na lista de espera clicando em ‘Participar da lista de espera’.

Conheça as principais vantagens de ser funcionário público

No mercado de trabalho brasileiro existem duas formas de atuar: como funcionário público e como funcionário privado. As duas oferecem salários e benefícios trabalhistas, mas com algumas diferenças. Saiba mais!

O que é um funcionário público?

É chamado de funcionário público o trabalhador contratado por uma empresa pública. No Brasil são conhecidas como empresas públicas aquela em que os donos são o governo federal ou instituições estaduais. Para ser empresa pública a maior parte do capital deve ser público.

São exemplos de empresas públicas no Brasil:

  • Os tribunais – TRT e TRE;
  • O Ministério Público;
  • O Senado Federal;
  • As prefeituras de cada cidade;
  • Os bancos públicos Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES); Banco do Amazonas, Banrisul;
  • Os hospitais e postos de saúde da rede SUS;
  • A Receita Federal;
  • Dentre outras instituições.

Como ser um funcionário público?

Todas as empresas públicas possuem funcionários e eles podem ser contratados de duas formas: terceirizados através de empresas prestadoras de serviço (via licitação pública) ou por concurso público. São chamados de funcionários públicos aqueles contratados apenas por concurso.

Cada órgão pode abrir um processo seletivo diferente de acordo com a sua necessidade de contratação de funcionários. O edital é anunciado no Diário Oficial da União informando a banca organizadora e as demais informações.

Interessados em ser um funcionário público devem se inscrever no processo seletivo, cumprir todas as normas previstas no edital e ser aprovado na prova. As vagas podem ser para um cargo genérico como técnico e atuar em funções administrativas ou específicas para uma profissão como advogado, médico, dentre outros.

Cada concurso possui a sua especificação e pode ter apenas uma prova escrita de múltipla escolha ou o teste físico, para ser um policial da Polícia Federal ou militar, por exemplo, é necessário ser aprovado em prova escrita e prática.

Quais as vantagens de ser um funcionário público?

Muitos trabalhadores estão dedicando o seu tempo livre ou até largando o emprego para estudar para concursos. O principal motivador para isso é a estabilidade. Se você foi aprovado em um concurso público poderá ser demitido em casos extremos. Mas ganha estabilidade ao trabalhar em uma empresa por uma longa data.

O funcionário público possui todos os direitos trabalhistas de qualquer outro trabalhador. Deve receber um salário mensal, férias, FGTS e outros. Um dos diferenciais é não receber o PIS mas ter um benefício semelhante que se chama PASEP.

As empresas públicas oferecem não apenas estabilidade no emprego como outros benefícios atraentes. funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul, por exemplo, possuem uma previdência privada com muito mais lucros a ser retirada no momento da aposentadoria.

O salário também aumenta gradativamente de acordo com o tempo de serviço. Mesmo sem a mudança de cargo os salários vão aumentando por tempo de dedicação a uma empresa pública.

Funcionário público pode ser demitido?

Todo funcionário público pode ser demitido. O cargo é muito mais seguro que os demais porque independe das variações econômicas do país. Todos conhecemos a triste realidade que quando um setor começa a vender menos ou a crise financeira começa a avançar. A redução de quadro é comum.

Quando a empresa quer cortar gastos ela corta também a quantidade de funcionários e acontecem as demissões.

O funcionário público estável no sentido que não será demitido por diminuição do quadro ou porque a empresa mudou de área e resolveu investir em novos projetos. Mas se o Código de Ética do Servidor Público não for cumprido em algum ponto o funcionário público pode ser demitido.

Oportunidade para quem deseja estudar

O FIES 2021 traz a oportunidade para quem deseja estudar. Os candidatos que desejam se inscrever pode acompanhar pelo artigo. Quer saber como participar do FIES 2021? Veja mais detalhes logo abaixo.

FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) faz parte do Ministério da Educação. O projeto tem como objetivo financiar os cursos superiores.

✓ Buscando oportunidades? Saiba como conseguir uma bolsa de estudos:

Educa Mais Brasil 2021

Quero Bolsas 2021

Através do programa é possível iniciar os estudos superiores não gratuitos. Entra na categoria também os cursos que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Ao contrário do SISU 2021 e PROUNI 2021, durante o período dos estudos, o aluno tem direito a um financiamento e pode pagar mensalmente. O programa permite pagamento mensal conforme valor da coparticipação.

A quantia corresponde à parcela dos encargos educacional não financiada!

NOVO FIES 2021

Recentemente o programa foi atualizado e teve alterações entre as duas modalidades. Através do novo FIES 2021 é possível juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Com isto o Fies tem três modalidades de financiamento:

MODALIDADE I

Destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa o aluno paga as prestações pelo seu limite de renda e os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam.

MODALIDADE II

Destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

MODALIDADE III

Destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

REQUISITOS DO NOVO FIES 2021

Para participar do FIES 2021 é necessário que o candidato esteja dentro das exigências da instituição. Para garantir sua participação o candidato deve:

 

Tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;

Possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

CRONOGRAMA FIES 2021

O cronograma foi apresentado da seguinte forma:

  • 19/02 a 02/03: Inscrições nas modalidades FIES e P-FIES;
  • 05/03: Resultado da pré-seleção e lista de espera;
  • 12/03: Resultado da pré-seleção para a modalidade P-FIES;
  • 06/03 a 08/03: Complementação de inscrição no FIES Seleção de alguns candidatos pré-selecionados;
  • 06/03 a 30/03: Período de complementação de informação pelos candidatos que estavam na lista de espera e que foram pré-selecionados.

Caso saia alguma atualização do FIES 2021 vamos inserir no artigo.

INSCRIÇÕES FIES 2021

O processo de inscrição FIES ainda não está disponível. Para garantir a sua vaga é preciso fazer pela internet. Para garantir sua vaga no FIES 2021 veja as etapas apresentadas logo abaixo. Confira:

  • Quando estiver disponível o candidato deve fazer sua inscrição, nesta página;
  • Em seguida deve ir à opção “Fazer minha inscrição”;
  • Preencha o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Data de Nascimento;
  • Código de Segurança;
  • Por último clique em “Prosseguir”.

DÚVIDAS FIES

Caso fique qualquer dúvida ou você precise de mais informações sobre o FIES 2021 utilize os canais a seguir:

Central de Atendimento: 0800 616161 ou envie uma mensagem, entre aqui.

Secretária do Estado de Educação PA abriu novas vagas para à realização da pré-matrícula

A SEDUC (Secretária do Estado de Educação) PA já abriu novas vagas para à realização da pré-matrícula 2022 para os alunos que pretendem cursar o Ensino Fundamental ou Médio nas escolas públicas do Estado. Leia mais.

Geralmente, na época de pré-matrícula os servidores do governo ficam instáveis, por conta do alto número de acessos, por isso, ressaltamos à importância de ter uma noção básica dos passos necessários, evitando assim, perder a vaga.

Matrículas 2022 Pará: Como são feitas?

As matrículas deverão ser concretizadas em alguma instituição de Ensino do Estado, detalhe, na instituição escolhida no momento da pré-matrícula. E como bem sabemos, quando novas vagas são disponibilizadas logo lotam, por isso é importante que você realize uma pré-matrícula online.

A pré-matrícula não é obrigatória, mas importante, e é feita diretamente no site oficial da Matrícula SEDUC PA 2022, na qual você irá preencher alguns dados importantes, garantindo assim a vaga do seu estudante.

Vale ressaltar que geralmente são disponibilizadas quase 200 mil vagas que são divididas entre os 144 municípios do Estado do Pará. Detalhe, 200 mil vagas parecem bastante, né? Mas vale lembrar, que o Estado conta com 8 milhões de habitantes.

Pré-matrícula 2022 Pará – quem pode fazer

E como introduzido acima, por conta dos altos índices de habitantes e das poucas vagas disponibilizadas se compararmos com o total de habitantes, a Matrícula SEDUC PA 2022 decidiu criar um novo meio de auxiliar os responsáveis à matricularem seus filhos nas escolas do Estado.

Para você realizar a pré-matrícula será necessário somente um aparelho (Celular ou Computador) com acesso à Internet e portar os seguintes documentos consigo:

  • Nome completo do estudante
  • Data de nascimento (do aluno)
  • Nome completo da mãe (do estudante)
  • Endereço completo e CEP

Caso você prefira, é possível realizar sua pré-matrícula utilizando o telefone convencional, iremos explicar isso no próximo tópico. A pré-matrícula Pará será realizada para os seguintes anos de Ensino: Fundamental I e II, Ensino Médio I, II e II, EJA e Ensino Médio Indígena.

Como fazer?

Para você realizar sua pré-matrícula é bem fácil e rápido, opte sempre pelo horário da manhã ou noite (caso você vá fazer pelo site oficial) pois são os horários que os servidores do Governo estão menos lotados.

Pegue os dados citados acima, ligue seu aparelho e siga os nossos passos, se tudo der certo, em menos de cinco minutos você terá garantido sua vaga na Rede Pública do Estado do Pará.

  • Entre no site oficial da SEDUC PA clicando neste link.
  • Desça até o final da página e clique no link azul “Faça a sua pré-matrícula” ou clique aqui caso prefira.
  • Escolha as modalidades disponíveis de pré-matrícula (Fundamental, Médio, EJA…)
  • Preencha o formulário com os dados solicitados.
  • Finalize e visualize as datas oficiais da matrícula.

Geralmente o site fica fora do ar quando o período de pré-matrícula está fechado, mas caso o período esteja aberto, é somente uma súbita lotação, basta você recarregar a página até conseguir entrar.

Caso você opte por realizar sua pré-matrícula via telefone, basta discar o seguinte número 0800 280 0078 e apresentar os mesmos dados acima para à atendente. Detalhe, os horários de atendimento são: Segunda-Sexta, das 8h-18h.

Dicas na pré-matrícula

Siga algumas dicas para realizar a sua pré-matrícula sem maiores problemas:

  1. Escolha horários diferenciados. Os horários de 09 às 12 horas e de 14 às 19 horas, são os horários mais concorridos. Portanto, você terá maior facilidade em horários diferentes.
  2. Ao preencher o formulário com suas informações, NÃO UTILIZE acentos nas palavras e nem caracteres especiais. Ex: (!@#$%*~^’`”:;éáçã);
  3. Dê preferência em utilizar os navegadores FIREFOX (MOZILLA) ou CHROME. Você pode baixar e instalar a partir dos links abaixo:

Observações

Caso o aluno possua alguma deficiência física ou mental, favor apresentar os documentos oficiais que comprove isso no ato da matrícula, para assim, receberem os direitos e benefícios obrigatórios.

As matrículas acontecem em ordem, primeiramente, será a confirmação dos novatos que realizar a pré-matrícula, depois, a confirmação dos novatos com deficiência e por último, os demais alunos.

Além disso, primeiramente ocorre à confirmação dos novos alunos do Fundamental I e II, somente após o término dessa etapa, que irá ocorrer com os alunos do Ensino Médio.

Programa Social Melhora a Qualidade de Vida dos Beneficiários

Em Lagoinha, povoado do município de São Gabriel, situado no Território de Irecê, o agricultor Antônio dos Santos, 45 anos, mostra os primeiros resultados da aplicação dos recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM).

Com R$ 1 mil da primeira parcela, ele investiu na construção de uma pequena lanchonete e comemora a renda mensal de R$ 200 com o novo negócio e a Bolsa Família. Agora eu posso pagar o curso de informática da minha filha, que é R$ 50, e faço a feira. Agora, com o dinheiro do Plano consegui investir em meu próprio negócio, e não tem nada melhor do que ser patrão de si mesmo, diz o agricultor, que vive com a esposa e três filhos.

O PBSM é executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, por meio da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Para a pedagoga e técnica da EBDA, Edna Maria Vieira, o agricultor Antônio dos Santos, é um empreendedor. Ele é muito inteligente, pois visualizou na região o potencial econômico para a venda dos salgados. Começou a comercializar os produtos em barracas emprestadas nas festas da região, e assim resolveu construir a lanchonete. Sem dúvida, há uma perspectiva de melhora grande na vida dessa família, enaltece.

No local, com três mesas, a família comercializa pastel, coxinha e enroladinho, produzidos pela esposa do agricultor. Ainda de acordo com Antônio a segunda parcela de R$ 700 do PBSM será aplicada na compra de um balcão. Eu não vou parar. Quero crescer cada vez mais, e neste sentido, a EBDA nos direciona para o melhor caminho, expõe.

Inclusão Produtiva e social – A inclusão produtiva e social rural é um dos focos de atuação do Plano Brasil Sem Miséria, programa criado pelo governo federal, em junho de 2011, para superar as condições de pobreza extrema no País até 2014. O Brasil Sem Miséria é direcionado aos cidadãos que vivem em condições de extrema pobreza, que tem renda familiar de até R$ 70, por pessoa.

Uma das ações do Plano é a assistência técnica, individualizada e continuada, de 253 mil famílias, no país. No plano ainda consta o fomento de R$ 2,4 mil, por família, ao longo de dois anos, para apoiar o aumento da produção e a comercialização excedente dos alimentos. O pagamento é efetuado por meio do cartão do Bolsa Família.

FONTE: https://calendariobolsafamilia2021.com/.